Comparativo Inox 430 x Inox 410

Cuidados do 410 em pias e cubas

Com intuito de comparar a resistência à corrosão de várias ligas de aços inoxidáveis, a Aperam com apoio do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo), realizou diversos ensaios de corrosão que foram apresentados em folders técnicos.

Com o objetivo de trazer a realidade dos ensaios para a aplicação, foi utilizado como referência neste estudo o produto hipoclorito de sódio sendo o mesmo um dos mais agressivos, conhecido popularmente como água sanitária ou cândida, tal produto químico é utilizado tanto em residências como industrialmente para limpeza e esterilização. O ensaio de imersão foi realizado no composto na concentração recebida do mercado (2,5% de hipoclorito de sódio) durante 13 dias.

Não sendo substituto direto do aço inoxidável ferrítico AISI 430, há de se ter muito cuidado com a especificação do aço inox AISI 410 em aplicações como de pias e cubas já que devido a exposição da aplicação, indica-se sempre partindo do aço AISI 430 que possui maior percentual de cromo (Cr) em torno de ~16% e apresenta boa resistência à corrosão nestes ambientes, além de boa estampabilidade e elevado brilho.

Para o AISI 410 por conta do seu baixo teor de cromo (~10,5%) têm relação direta com a baixa performance e baixa resistência à corrosão indicado para aplicações onde a qualidade superficial ao longo do tempo não é premissa devido presença de manchas e oxidações que por ventura podem surgir, sendo estes novos aços, um fator de preocupação por conta do aspecto estético, propriedade de suma importância dos aços inoxidáveis destinados a esta aplicação fica comprometido e da imagem do aço inoxidável ser de aços de alta resistência à corrosão e boa performance nas aplicações de pias e cubas em geral.

*2B: Acabamento brilhante conforme norma ASTM A480/ A480M

*BA: Acabamento brilhante conforme norma ASTM A480/ A480M

A eventual escolha do tipo e característica do aço inoxidável para a fabricação/ aplicação é de exclusiva responsabilidade e deliberação do cliente, fabricante e/ou destinatário final dos bens que serão fabricados