Cuidados aço inox baixo cromo (Risco do aço inox 410 em substituição ao 430)

O aço inox 410 é um aço de entrada com percentual baixo de cromo sendo muito utilizado em aplicações onde a resistência ao desgaste é fundamental como setores de mineração e sucroalcooleiro, não sendo premissa o apelo estético, porém tem-se visto este aço de entrada em aplicações do aço inox tradicional 430, totalmente estéticas como talheres, utensílios domésticos, pias, cubas e revestimentos em geral, onde pode se tornar crítico, pois a resistência à corrosão não é suficiente para evitar manchas superficiais e oxidação/ corrosão, não sendo indicado devido risco na aplicação.

Assim como os aços inox da série 200 não substituem adequadamente o aço inox 304 em todas as suas aplicações, o aço inox 410 não é o “substituto perfeito” do aço 430, devido menor gap do teor de cromo que reflete em menor resistência à corrosão, considerando que são aços inoxidáveis ferríticos.

Figura 01 – Comparativo talheres de inox 430 x talheres de inox 410 (Ensaio Salt Spray 720 hrs)

O aço 410 tem sido comercializado no mercado brasileiro como substituto para aplicações em aço 430, por possuir aspecto visual e acabamento muito semelhantes e por ter um custo mais baixo em função de menor quantidade de cromo (Cr) em sua composição química, o que explica seu pior desempenho em termos de resistência à corrosão em comparação ao 430.

Porém ressalta-se que muitas vezes o consumidor/cliente pode ser erroneamente convencido que o 410 pode substituir o 430 devido ao alto brilho (sendo visualmente bem semelhante) e atraído pelo custo mais baixo. Caso não haja meios de detecção, como o equipamento espectrômetro, o cliente pode ser enganado.

Figura 02 – Comparação do acabamento superficial dos aços inox 430 x inox 410

Baixa resistência à corrosão do inox 410 devido baixo PREN

O PREN (Número equivalente de resistência ao pite) é um cálculo teórico baseado na composição química do material, e está diretamente ligado à susceptibilidade de corrosão por pite no material. Naturalmente podemos ver a superioridade do 430 frente ao 410, devido ao maior valor de %Cr.

Tabela 01 - Valores de Composição Química e PREN para os aços inoxidáveis 430 e 410

Pode-se verificar que o aço 410 é muito inferior ao aço 430 neste ensaio, isto devido à diferença de cromo em sua composição química, sendo este, o principal elemento na proteção contra corrosão. Vale ressaltar que na primeira semana de ensaio já foram evidenciados os pontos de corrosão no 410, também podendo ser observado no ensaio acelerado de Salt Spray.

Comparação entre aço 430 e aços 410
Identificação com gel decapante: