Com intuito de comparar a resistência à corrosão de várias ligas de aços inoxidáveis, a Aperam em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo) realizou diversos ensaios que foram apresentados em folders técnicos.
Neste folder mostraremos o ensaio de Salt Spray (Névoa Salina) na aplicação, em específico em aplicações de talheres de inox 430 x 410. Após 48 horas já foi possível visualizar a diferença representativa de resistência à corrosão das duas ligas, justificada pelo maior teor de cromo do inox 430 na faixa de 16% enquanto o inox 410 possui na faixa de 12%.
Na tabela 01 pode-se observar a diferença representativa de composição química entre os dois aços, chamando atenção na diferença de teor de cromo que reflete diretamente no PREN (Número equivalente de resistência ao pite). O cálculo é feito com base na composição química mostrando a superioridade causada pelo maior teor de cromo no 430.
Conforme aferiu o IPT através dos ensaios de corrosão e parecer técnico, o aço inox 410 é contraindicado em meios representativos de aplicações em cozinhas industriais, utensílios domésticos, talheres, mesas de fogões e revestimentos em geral, pois além da baixa performance de resistência à corrosão em todos ensaios realizados (produtos de limpeza e alimentícios) realizados no IPT, apresenta um grande agravante: a corrosão aumenta a rugosidade superficial dos aços inoxidáveis. Esse aumento da rugosidade de um lado dificulta a repassivação e, de outro lado, favorece a aderência e crescimento de bactérias, representando riscos à saúde.
A eventual escolha do tipo e característica do aço inoxidável para a fabricação/ aplicação é de exclusiva responsabilidade e deliberação do cliente, fabricante e/ou destinatário final dos bens que serão fabricados