Comparativo Inox 430 x Inox 410

Imersão em Divosan Forte 0,5% (Desinfetante)

Com intuito de comparar a resistência à corrosão de várias ligas de aços inoxidáveis, a Aperam, em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo), realizou diversos ensaios de corrosão que são apresentados em folders técnicos. O ensaio de hoje é o de imersão em Divosan Forte 0,5%, um produto de limpeza comumente utilizado pelo mercado e de caráter ácido.

Produto

Divosan Forte 0,5%

Informação do produto

Finalidade: Desinfetante, à base de ácido peracético (mistura em equilíbrio de peróxido de hidrogênio, ácido acético e água), destinados à indústria alimentícia e afins. Pode ser utilizado como substituto do hipoclorito de sódio, uso autorizado pela Portaria n°15 de 23/08/1988 da ANVISA.

Origem: Adquirido diretamente do fornecedor do produto. A embalagem era de 5L.
diluição: na embalagem do produto constava tratar-se de ácido peracético a 15% com indicação de diluição para diversos tipos de aplicação. Foi utilizada a concentração de 0,50% que é indicada para aplicação por imersão.

pH inicial do produto: 3,36.

pH após os ensaios de imersão (média/desvio padrão de todos os ensaios): 3,95/007.

Observação: foi selecionado por ser um produto de limpeza de caráter ácido.

Tabela 1 - Informações sobre Divosan Forte 0,5% (Desinfetante)

Os aços ferríticos são uma família que está mais sujeita à corrosão em meios ácidos. A ausência de Níquel nestes aços, reduz seu potencial de passivação nestes meios os tornando mais suscetível à falha. Abaixo podemos ver o pH de despassivação em função do PREN (composição da norma ASTM A240/A240M).

Figura 1 - pH de despassivação de vários aços inoxidáveis em NaCl
2M (71g/L Cl-) não aerado e acidificado com HCl at 23°C.

O comportamento do aço 430 em imersão em Divosan foi superior ao aço 410, que já no primeiro dia apresentou sinais de produtos de corrosão sendo formados.

Após os 30 dias de ensaio e já sem o dispositivo gerador de fresta, fica clara a performance de ambos os aços. Como esperado, tanto o 430 quanto o 410 sofreram corrosão na região de fresta, onde o pH pode cair muito mais que o pH da própria solução. Porém o aço 410 apresentou mais frestas corroídas que o aço 430. Este fator é devido ao teor de cromo reduzido no 410, o tornando um aço menos nobre.

Figura 2 - Comparativo do resultado de Imersão em Divosan 0,5% para o 410 e 430.

Na tabela abaixo podemos ver a diferença do número PREN que relaciona a resistência à corrosão por pites destes aços.

Tabela 2 - Composição química de aços inoxidáveis 430 Aperam x 410 encontrado no mercado.

*2B: Acabamento brilhante conforme norma ASTM A480/ A480M.

*NR4: Acabamento lixado/ escovado conforme norma ASTM A480/ A480M.

A eventual escolha do tipo e característica do aço inoxidável para a fabricação/ aplicação é de exclusiva responsabilidade e deliberação do cliente, fabricante e/ou destinatário final dos bens que serão fabricados