Com intuito de comparar a resistência à corrosão de várias ligas de aços inoxidáveis, a Aperam, em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo), realizou diversos ensaios de corrosão que foram apresentados em folders técnicos.
Foi realizado o ensaio de imersão em hipoclorito de sódio, conhecido popularmente como água sanitária ou Cândida. Tal produto químico é utilizado tanto em residências como industrialmente para limpeza e esterilização. O ensaio de imersão foi realizado no composto na concentração recebida do mercado (2,5% de hipoclorito de sódio) durante 13 dias.
Hipoclorito de Sódio a 2,5%
Finalidade: Hipoclorito de sódio, conhecido popularmente como água sanitária ou cândida, é utilizado para limpeza e desinfecção.
Origem: Adquirido em supermercado, tendo sido escolhida aleatoriamente e embalagem de 2L, mostrada na figura.
Diluição: Na embalagem constava a concentração de hipoclorito como sendo de 2,5%. Esse produto foi utilizado sem diluição, visando acelerar o processo corrosivo.
pH inicial do produto: 12,32.
pH após os ensaios de imersão (média/desvio padrão de todos os ensaios): 8,72/0,29.
Observação: O produto apresentava sólidos escuros em suspensão e foi utilizados sem filtração para representar uma situação real.
Tabela 1 – Informações sobre Água Sanitária (Hipoclorito de sódio a 2,5%)
O ensaio completo foi realizado em 13 dias, porém foi possível identificar a diferença de performance entre os aços 430 e 410 no primeiro dia. Após 24 horas de ensaio, o corpo de prova de 410 já apresentava sinais de corrosão na fresta, enquanto o 430 ainda não apresentava produtos de corrosão.
Após os 13 dias de ensaios podemos ver como o meio é agressivo a ambas as ligas, porém o 430 demonstra maior resistência e um aspecto menos corroído. Note que além da corrosão esperada nas frestas geradas artificialmente para acelerar o ensaio, a corrosão em toda a face do corpo de prova é acentuada no 410.
Este ensaio enfatiza a importância da correta especificação de aços para que não se tenha perdas no desempenho no produto final.
*2B: Acabamento brilhante conforme norma ASTM A480/ A480M
*BA: Acabamento brilhante conforme norma ASTM A480/ A480M
A eventual escolha do tipo e característica do aço inoxidável para a fabricação/ aplicação é de exclusiva responsabilidade e deliberação do cliente, fabricante e/ou destinatário final dos bens que serão fabricados