Comparativo Inox 304 x Inox 201

Cuidados com Cobre na composição química dos aços inoxidáveis

O Cobre (Cu) é um metal, encontra-se no estado sólido em condições normais de temperatura e pressão, possui brilho metálico e coloração avermelhada ou de cor castanha, isso devido a impurezas e óxidos. É um metal dúctil e maleável, reciclável, e que oxida quando em contato com água e/ou oxigênio.

O cobre também atua com um estabilizador da austenita e melhora o endurecimento por deformação, muitas vezes adicionado para melhora da trabalhabilidade a frio dos aços inoxidáveis. O cobre é um elemento austenitizante e, por isso, também é usado como elemento substituto do Níquel (Ni) em aços inoxidáveis austeníticos.

Porém cuidados devem ser levados em conta relacionado ao percentual (%) de cobre no aço inoxidável, um grande ponto de atenção para valores acima de 1% que é o percentual regulamentado pela Resolução RDC N°498 ANVISA que é sobre “Disposições para Equipamentos em Contato com Alimentos”.

2.8. Os materiais metálicos não devem conter mais de 1% (m/m) de impurezas constituídas por chumbo, arsênio, cádmio, mercúrio, antimônio e cobre, considerados em conjunto. O limite individual de arsênio, mercúrio e chumbo não deve ser maior do que 0,01% (m/m).

Tabela 1 – Composição química de aços inoxidáveis do aço inox 304 x série 200 que podem possuir Cu acima de 1%.

A eventual escolha do tipo e característica do aço inoxidável para a fabricação/ aplicação é de exclusiva responsabilidade e deliberação do cliente, fabricante e/ou destinatário final dos bens que serão fabricados