Comparativo Inox 304 x Inox 201

Imersão em Suor Sintético

Com intuito de comparar a resistência à corrosão de várias ligas de aços inoxidáveis, a Aperam, em parceria com o IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo), realizou diversos ensaios de corrosão que serão apresentados em folders técnicos. O sétimo da série é o ensaio de imersão em suor sintético, sendo selecionado por ser comum em contato com diversas aplicações dos aços inoxidáveis, entre elas: corrimões, objetos, botoeiras, bancadas de cozinhas, utensílios domésticos, eletrodomésticos, etc.

Produto

Suor sintético

Informação do produto

Cloreto de sódio (NaCl)

Cloreto de amônio (NaH4Cl)

Ureia 99,5% em fração de massa (NH2CONH2)

Ácido acético 99,0% em fração de massa (CH3COOH)

Ácido racêmico láctico 90% em fração de massa (CH3CH(OH)COOH)

Hidróxido de sódio e quantidade requerida para acerto de pH = 4,7

Concentração (g/L)

20

17,5

5

2,5

15

Tabela 1 – Composição química do suor sintético

A composição química do suor sintético utilizado está apresentada na Tabela 1 conforme padrão da ISO 3160-2. O pH inicial do suor sintético era de 4,71 e o pH médio após os ensaios de imersão foi de 4,62 com um desvio padrão de 0,08. A figura 01 apresenta o aspecto dos frascos no ensaio de imersão, verifica-se que o suor sintético é transparente e levemente amarelado.

Figura 1 – Disposição das amostras na imersão/ contato em molho de tomate

A figura 02 a seguir apresenta os resultados após 30 dias de imersão em suor sintético. Os corpos de prova foram submetidos à lavagem com água corrente com leve esfregamento, rinsados com água Mili-Q, álcool e acetona e depois secados com ar quente.

Figura 2 – Comparativo de Resistência à corrosão das amostras de inox 304 x “inox 201”.

Com o produto suor sintético, pode-se verificar o surgimento de frestas em maior intensidade nos aços x acabamentos da “Série 200”, em específico 201 nos acabamentos 2B, BA e NR4. Abaixo conforme tabela 2 pode-se verificar o comparativo do número médio de frestas detectadas nas amostras ensaiadas. A contagem foi feita com o auxílio de uma lupa (aumento 2,5x).

Tabela 2 – Número total de frestas por corpo de prova após 30 dias de imersão em suor sintético.

*BA: Acabamento brilhante conforme norma ASTM A480/ A480M.
*2B: Acabamento brilhante conforme norma ASTM A480/ A480M.
*NR4: Acabamento lixado/ escovado conforme norma ASTM A480/ A480M

A eventual escolha do tipo e característica do aço inoxidável para a fabricação/ aplicação é de exclusiva responsabilidade e deliberação do cliente, fabricante e/ou destinatário final dos bens que serão fabricados